Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Festi-Vale do Tua

Festi-Vale do Tua

Animais do PNRVT - A Águia de Bonelli

Águia de Bonelli (Hieraaetus fasciatus, Vieillot 1822 - Aquila fasciata, del Hoyo and Collar 2014)

Família: Accipitridae (águias, falcões, milhares e afins)

758px-Juvenile_Bonelli's_eagle.jpg

 Distribuida por uma vasta área que vai da Indochina ao Noroeste Africano, incluindo a bacia do Mediterrâneo, a águia de Bonelli em Portugal encontra-se sobretudo nos vales do Nordeste, na Beira Baixa, no Alentejo e nas serras na região do Algarve, tendo o estatuto de Em Perigo.

A tendência populacional que se tem verificado nos últimos anos diverge ao longo do país, no Norte e Centro litoral tem ocorrido uma regressão, enquanto no Centro interior e Sul tem-se verificado uma estabilização. De acordo com o último censo, em 2000, a população nacional conta com cerca de 80 casais nidificantes.
A águia de Bonelli é uma espécie típica dos ecossistemas mediterrâneos, tendo uma presença mais forte em zonas de baixa e média montanha, como se verifica em Portugal. É uma espécie que necessita de uma dualidade no seu habitat, zonas imperturbadas para nidificação e zonas de agrosilvicultura e pastoreio para caçar, de modo que também ocorre nas planícies do Alentejo.
Sendo uma caçadora algo especializada de columbiformes (pombos, rolas e afins), pode explorar a periferia de zonas urbanas, falésias litorais e escarpas, caçando também em matos e bosques abertos. Quando não se encontra na época de reprodução, pode caçar em zonas húmidas, planícies e outros tipos de paisagens de relevo pouco acentuado.
No Norte do país, e em particular no PNRVT, procura escarpas e afloramentos rochosos para nidificar, caçando nos terrenos agrícolas e de pastoreio, sobrais e matagais.

Aquila_fasciata.JPG

Espécie monogâmica, altamente territorial, os progenitores dividem as tarefas no cuidado parental, que ambos realizam, o macho caçando enquanto a fêmea cuida das crias.

Devido ao seu porte considerável, a águia de Bonelli alimenta-se de uma variedade de animais, como o coelho-bravo, perdiz-vermelha e columbiformes, bem como répteis ocasionalmente. Frequentemente caça em pares.

Podes saber mais AQUI.

publicado às 15:19

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mensagens

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D