Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Festi-Vale do Tua

Festi-Vale do Tua

Animais do PNRVT - O lagarto-de-água

Lagarto-de-água (Lacerta schreiberi, Bedriaga, 1878)

Família: Lacertidae (lagartos)

Lacerta_schreiberi2.jpg

O lagarto-de-água é uma espécie endémica da Península Ibérica, ocorrendo com mais frequência no Noroeste e com algumas populações isoladas no Sul e Sudoeste. Em Portugal distribui-se quase continuamente a Norte do Tejo, com algumas populações no Centro e no Sul do país. Apesar de ser uma espécie com estatuto Pouco Preocupante, a sua população tem vindo a regredir.

Prefere zonas de humidade relativamente alta, podendo ser encontrado frequentemente em habitats próximos de cursos de água cuja cobertura vegetal seja abundante, com espécies arbóreas e arbustivas características de ambientes com elevada precipitação.

O lagarto-de-água mantêm-se ativo de Fevereiro ou Março (os machos despertam mais cedo que as fêmeas) até Outubro (altura em que entram em repouso invernal). Apresentam um elevado dimorfismo sexual, sendo os machos mais corpulentos. Também atingem a maturidade sexual cerca de um ano mais cedo que as fêmeas, o que ocorre entre os 3 a 4 anos. A reprodução ocorre entre a Primavera e o Verão, com as posturas de 6 a 17 ovos em locais sem vegetação ocorrendo entre Maio e Julho.

Lacerta_schreiberi.jpg

Alimenta-se sobretudo de invertebrados, escaravelhos, aranhas, formigas e moscas, podendo também consumir frutos silvestres.

publicado às 15:11

Mensagens

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D