Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Festi-Vale do Tua

Festi-Vale do Tua

Animais do PNRVT - O bufo-real

Bufo-real (Bubo bubo, Linnaeus 1758)

Família: Strigidae (corujas e mochos)

bubo.jpg

O bufo-real é uma espécie comum com uma distribuição vasta que engloba a Europa, Ásia e o Norte de África. Em Portugal encontra-se sobretudo em áreas inacessíveis devido às características do relevo, sendo nas zonas mais remotas do Interior do país que pode ser encontrado com maior frequência.

Como consequência da perda de habitat e perseguição que tem sofrido nos últimos 50 anos, a população decresceu tanto em número como na sua distribuição, tendo o estatuto de Quase Ameaçada. Mais recentemente, fruto da renaturalização e diminuição da pressão humana, a população poderá ter recuperado ligeiramente.

Enquanto ave noturna, e particularmente inconspícua, a informação disponível sobre ela é relativamente pouca logo as estimativas populacionais são pouco precisas, calculando-se que existem entre 250 e 500 casais em Portugal.

Habita regiões com reduzida densidade populacional humana e inacessíveis, como maciços montanhosos, escarpas e falésias, onde se abrigam e nidificam. Pode também ocorrer associada a zonas de sopé de montanha com florestas maduras e algumas áreas de pastoreio ou agrossilvicultura.

bubo2.jpg

 O bufo-real é monogâmico, sendo os casais permanentes, com ambos os progenitores providenciando cuidados parentais e retornando à mesma área de nidificação durante vários anos. Apesar de poderem usar mais do que um ninho no seu território, é frequente serem apenas um ou dois.

Devido ao seu grande porte, o bufo-real alimenta-se de mamíferos de pequeno e médio porte, aves de porte médio e até rapinas esporadicamente, répteis, anfíbios, peixes e carcaças. Caça maioritariamente à noite, iniciando a sua atividade após o pôr-do-sol, ou ainda um pouco antes, durante o Verão.

Podes saber mais AQUI.

publicado às 13:59

Mensagens

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D