Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Festi-Vale do Tua

Festi-Vale do Tua

Animais do PNRVT - A toupeira-de-água

Toupeira-de-água (Galemys pyrenaica, Geoffroy, 1811)

Família: Talpidae (toupeiras)

 

1024px-Galemys_pyrenaicus_01_by-dpc.jpg

A toupeira-de-água, endémica do Norte da Península Ibérica e Pirinéus, é um pequeno mamífero com estatuto Vulnerável. Em Portugal ocorre sobretudo a Norte do Douro, em diversas bacias de rios como o Minho, o Lima, Cávado e Leça, bem como em afluentes do próprio Douro, com a excepção dos mais interiores como o Côa e o Águeda e as ribeiras de Teja, Mós e Aguiar. As populações na Península têm vindo a regredir, com diminuição da área de ocupação e número de efectivos, algo que também se verifica em Portugal.

Como o nome indica, é uma espécie dependente e estritamente associada a cursos de água, englobando o corredor aquático e a galeria ripícola, vivendo em rios e ribeiras de montanha, de águas límpidas e de baixas temperaturas, onde a corrente seja forte e o caudal regular. Desloca-se e caça maioritariamente na água, abrigando-se nos refúgios naturais presentes nas margens, tanto para repouco como para reprodução.

Reproduz-se entre Fevereiro e Junho, estando os machos sexualmente activos desde Dezembro e as fêmeas gestantes desde Fevereiro, podendo ocorrer mais que uma gestação por época de reprodução, durando cada uma cerca de trinta dias. Atingem a maturidade sexual um ano após nascerem, sendo que os indivíduos raramente vivem mais de três anos.

Insectívora, a toupeira-de-água alimenta-se sobretudo de invertebrados aquáticos bentónicos, ou seja, que habitam no leito dos cursos de água. A espécie apresenta um elevado grau de especialização em insectos sensíveis ou pouco tolerantes à poluição, pelo que só será encontrada em águas com elevada qualidade.

publicado às 15:20

Mensagens

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D